29ª Copa da Juventude

Artigo publicado em: Jan 25, 2022
29ª Copa da Juventude
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Catarina Weck Glashester

 

Começou oficialmente nesta terça-feira, em Maria Farinha, um dos campeonatos mais importantes para as classes da Vela Jovem: a Copa da Juventude 2022.

 

A competição faz parte da Seletiva para o Mundial da Juventude, que recebe um representante de cada país em cada uma das classes e é o maior objetivo de classificação da galera da Vela Jovem!

 

Dos dias 25 a 30/01, o campeonato terá 5 dias de regata e as categorias de competição são as seguintes: Laser Radial M/F, 420 Misto/M e F, 29er M/F, Windfoil M/F, Formula Kite e Hobie Cat 16 com balão misto. O Cabanga Iate Clube de Pernambuco recebe um total de 60 velejadores! Estão programadas duas regatas por dia, de quarta (26/01) até o sábado (29/01), para as Classes 420 e ILCA 6, três para Hobie Cat 16 com balão e 29er e quatro para Formula Kite e iQFOil.

Dez estados brasileiros participarão do campeonato com suas flotilhas, são eles; Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

 

Postaremos aqui no blog atualizações diárias e as súmulas de cada dia, não deixe de acompanhar!

 

Atualização 1 | 25.01

 

Súmulas e fotos do 1º dia de competições, 25/01:

 

ILCA 6

420

 

29er

 

HC 16

 

Kite

 

Windfoil

 
 

Fotos do primeiro dia da Copa da Juventude

Fotos: Diego Lins/AfterClick/Cabanga

 

Atualização 2 | 26.01

 

Após o segundo dia de competições da Copa da Juventude, confira as principais posições de cada uma das classes e suas respectivsas súmulas completas.

 

ILCA 6: Erick Carpes do Veleiros do Sul lidera a competição após 4 regatas, tendo como pior resultado um 3º lugar. Em seguida, o atleta Vitor Bahia, do YCB, soma 20 pontos nas 4 regatas da competição e para fechar o top 3 temos a atleta Isadora Dal Ri, representando muito bem as meninas da classe. No feminino, seguindo a Isadora (CDJ), temos as velejadoras Mariana Mirow e Marina Erthal, do Iate Clube do Rio de Janeiro e Clube Naval Charitas, respectivamente. Bernardo Martins do ICRJ fecha o top 3 masculino sub 19.

Confira a súmula completa

 

420: Na classe 420, Alex Kuhl e Handrey Cantini (YCI) somam 13 pontos em 4 regatas e estão no 1º lugar da disputa. Com mais uma presença feminina no top 3 geral, Joana Gonçalves e Luisa Madureira (ICRJ) se mantém em 2º no campeonato, seguidas por Pedro Muricy e Diogo Petersen (ICRJ). Na classificatória feminina temos Julia Vicente e Sofia Berardo (ICRJ) e Luiza Moré e Catarina Gick (VDS) na disputa sub 19. Vinicius Ribeiro e Caio Nogueira, do ICRJ, fecham o top 3 masculino sub 19.

Confira a súmula completa

 

29er: Com 6 regatas disputadas, Theo Chao e Lua Le Corre do clube YCSA tomam a liderança do campeonato, que no primeiro dia estava nas mãos de Guilherme e Fernando Menezes de Santa Catarina, a diferença entre eles é de 1 ponto. Em terceiro está a dupla feminina do Iate Clube de Santa Catarina, Clara Meyer e Livia Nogueira, seguidas por Manoela Azevedo e Julia Ollivier (CDJ e CICP) e Gabriela Vassel e Alexia Buuck (ICRJ/YCSA) no feminino sub 19. Phillipp Hofmeister e Victor Malagrini fecham o top 3 masculino sub 19.

Confira a súmula completa

 

HC 16: Também com 6 regatas corridas, Guilherme e Milena Araújo (CICP) estão invictos no campeonato e possuem apenas 5 pontos perdidos. Lucas Gabriel e Sofia Montenegro (ICP) estão em 2º no campeonato com 5 pontos de diferença. A classe possui apenas a categoria mista na raia.

Confira a súmula completa

 

Kite: Após 9 regatas e 1 descarte, Marcos Americano (BL3) compete pela categoria sub 16 e perdeu 9 pontos até agora. Seguido por Lucas Pes Fonseca (OKP) e Luiz Paulo (Kitecabanga). A classe possui apenas a categoria masculina na raia.

Confira a súmula completa

 

Windfoil: Hugo Queiroz (KTK) é o único atleta na categoria masculina e, portanto, lidera essa categoria bem como a geral. Sofia Faria (LIC) está em 2º e 1º feminino e Bruna Patrício (TEMPO/YCSA) está em 3º geral e 2º feminino.

Confira a súmula completa

 

Fotos: Diego Lins/AfterClickCabanga

 
 

Atualização 3 | 27.01

 

A Copa da Juventude é etapa classificatória para o Mundial da Juventude 2022, em Haia, Holanda, e a competição segue até dia 29/02. Confira nas súmulas o que rolou no terceiro dia de regatas!

 

ILCA 6

 

420

 

29er

 

HC 16

 

Kite

 

Windfoil

 
 

Atualização 4 | 28.01

 

Súmulas do 4º dia de competições, 28/01:

 

ILCA 6

420

 

29er

 

HC 16

 

Kite

 

Windfoil

 
 

Atualização 5 | 29.01

 

No dia que seria o último das competições da Copa da Juventude, devido a falta de vento, as regatas foram canceladas as 13h a partir da bandeira Recon sob Alfa, e portanto prevaleceram os resultados do dia anterios, 28/01. A imagem abaixo contém a Equipe Brasileira de Vela Sub-19, que representará o Brasil no Mundial da Juventude, com realização em Haia na Holanda dos dias 9 a 16 de Julho.

 

Confira as imagens e os nomes dos atletas que ficaram no pódio de cada classe. A competição foi a etapa final da classificatória para a Equipe Brasileira de Vela Sub-19, junto com o Campeonato Brasileiro de cada classe, mas é aberta para atletas até a faixa etária de Sub-23.

 

ILCA 6 Masculino:

1º Erick Carpes/RS

2º Felipe Fraquelli/RS

3º Vitor Peixinho/BA

 

ILCA 6 Feminino:

1º Mariana Mirow/RJ

2º Isadora Barbosa/RS

3º Júlia Carreirão/RS

 

420 Masculino:

1º Alex Kuhl/Handrey Cantini/SP

2º Vinicius Ribeiro/Caio Nogueira/RJ

3º Pedro Muricy/Diogo Peterson/RJ

 

420 Feminino:

1º Joana Gonçalves/Luísa Madureira/RJ

2º Júlia Cantarino/Manuela Lobato/RJ

3º Júlia Vicente/Sofia Berardo/RJ

 

29er Masculino:

1º Theo Chao/Luc Le Corre/SP

2º Guilherme Menezes/Fernando Menezes/SC

3º Phillipp Hofmeister/Victor Malagrini/SP

 

29er Feminino:

1º Manoela Azevedo/Júlia Ollivier/RS/PE

2º Clara Meyer/Lívia Nogueira/SP

3ºMarina Uegama/Larissa Ferreira/SP/RJ

 

Hobie Cat 16 Misto:

1º Guilherme Araújo/Milena Araújo/PE

2º Lucas Gabriel/Sofia Montenegro/SE

 

Kite

1º Marcos Americano/SP

2º Lucas Fonseca/MA

3º Luiz Paulo/CE

 

Windfoil Masculino 1º Hugo Queiroz/DF

 
 

Windfoil Feminino

1º Sofia Faria/SC 2º Bruna Patrício/SP

 

Confira as súmulas finais clicando aqui

 

A Equipe Allcatrazes parabeniza todos os atletas participantes das sequências de eventos que ocorreram no início desse ano nas águas do Nordeste! Que os bons ventos sigam acompanhando vocês até o final de 2022.

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Combo com desconto!

Na compra do combo Mala Delta + Kit de Organizadores, 1 organizador fica de graça!

Desconto aplicado direto no carrinho