• Catarina Weck Glashester

ALEX KUHL FAZ HISTÓRIA PARA O BRASIL EM MUNDIAL DE OPTIMST



Histórico. Assim foi definido em diversos grupos de WhatsApp o que aconteceu hoje, enquanto todos acompanhavam com o coração na mão a façanha realizada hoje, de maneira remota compartilhando links, súmulas e vídeos por ai.

O que aconteceu é que hoje o Brasil foi CAMPEÃO MUNDIAL DE OPTIMIST PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA. O menino de Ilhabela, Alex Kuhl, com muito treino e suor conquistou essa histórica medalha para o Brasil, mostrando que podemos chegar onde quisermos, e que o caminho é um só: a dedicação.


Da Escola de Vela de Ilhabela e atleta do Time Allcatrazes, parabenizamos Alex e TODOS os envolvidos no processo de preparação do Time Brasil de Optimist 2021. Algumas dessas pessoas e instituições: CBVela, a empresa Velejar de Alexandre Paradeda, Escola de Vela de Ilhabela, a Prefeitura de Ilhabela, Ricardo Paranhos, OptiBRA hoje comandada por Marcus Amaral e também os pais que acreditam nos sonhos dos seus filhos e fazem de tudo para que eles possam ir atrás de realiza-los. Hoje o esforço de todos valeu muito a pena. Do Time Brasil, o atleta Lucas Freitas finalizou o campeonato em 9º, Douglas Said em 33º, Luiz Felipe Giagio (Pipe) em 56º e Eduardo Zeitone Guimarães em 70º, tendo todos os atletas finalizado o Mundial nas melhores flotilhas do campeonato, Ouro ou Prata.





Agora, mais do que nunca, percebemos a importância do incentivo ao esporte e de acreditarmos no potencial dos atletas nacionais. Em entrevista durante uma live, Alex agradece muito a sua família que o apoia sem medir esforços, mas agradece também aos seus patrocinadores, que possibilitaram financeiramente a ida dele ao campeonato. Acreditamos que esse seja o único caminho para o Brasil, um país com muitos atletas com grandes potenciais, chegar tão longe quanto pode e continuar a nos trazer tantas conquistas nas mais diversas classes e categorias da Vela.


Trecho da entrevista do Alex ao final da regata: "... quando eu montei a boia de contravento eu vi que não tava ganhando o campeonato, ele tava ganhando. Eu pensei: vou ter que passar ele, chegar perto dele. E foi no último contravento, dando tudo de mim que, chegando no lay line, deu uma posição atrás dele e ganhei esse Mundial. O primeiro Brasileiro a ganhar." Esse depoimento do atleta mostra tudo o que defendemos no nosso esporte. Ensina lições para a vida inteira: garra, dedicação, a confiar em si mesmo. É um esporte que nos ensina que nada vem fácil, precisamos batalhar para defender o que acreditamos ser mais importante. Saber o que a gente quer e não deixar ninguém tirar isso de nós, é a mensagem que tiramos dessa grande conquista.





Alex Kuhl, conhecido por todos como "Alemão"



PARABÉNS ALEX KUHL, parabéns ao time Brasil de optimist 2021, todos que vieram antes e também realizaram diversas "primeiras conquistas" para o nosso país e a todos que, assim como nós, sentiram que estavam na raia hoje!


E fica aqui o agradecimento da Allcatrazes pela oportunidade de trabalhar com essa galera, com os optipais e optimães, técnicos e clubes! Somos muito gratos por podermos fazer mais pela Vela e parte dessa história, que sigamos juntos almejando conquistas cada vez maiores!


SÚMULA FINAL DO CAMPEONATO CONTENDO A COLOCAÇÃO DE TODOS OS BRAISLEIROS (total de velejadores 259):



SÚMULA COMPLETA: https://2021worlds.optiworld.org/en/default/races/race-resultsall