Allcatrazes Convida - 5 Destinos no Brasil pra prática do Turismo Ecológico

Atualizado: 12 de abr.

Você já ouviu falar em Turismo Ecológico? Vertente do turismo que mais cresce no país, conheça o conceito de Ecoturismo e 5 empresas que oferecem esse tipo de serviço para conhecer, próximo a natureza, diversos cantinhos do nosso Brasil.


Objetivos:

- Promover turismo com base cultural e ecologicamente sustentável;

- Incentivar o investimento na conservação dos recursos utilizados.


Assim, a prática do turismo ecológico nada mais é do que permitir ao viajante conhecer e explorar o local de maneira consciente, promovendo a educação ambiental, uma vivência saudável em meio a natureza e buscando a proteção dos diferentes ecossistemas que existem ao redor do mundo. Hoje em dia, é o ramo do turismo que mais cresce, em uma taxa de aproximadamente 20% ao ano. Para classificarmos uma atividade como de turismo ecológico, existem 4 valores a serem respeitados:


- Respeito às comunidades locais;

- Envolvimento econômico efetivo das comunidades locais;

- Respeito às condições naturais;

- Conservação do meio ambiente e a interação educacional quanto a isso.


"O ecoturismo utiliza o patrimônio natural e cultural de forma sustentável, incentivando a sua conservação."- Rio Quente Parques e Resorts


Conheça 5 empresas e destinos diferentes que trabalham no Brasil com o Turismo Ecológico:


1. GRUPO RIO DA PRATA


O grupo Rio da Prata promove atividades turísticas em um dos principais destinos de Ecoturismo no Brasil: Bonito, em Mato Grosso do Sul. Eles oferecem 3 opções de visitas diferentes, todas em constante contato com a natureza, seja com a fauna ou a flora local.

Fotos retiradas do site oficial do Grupo Rio da Prata. Confira mais clicando aqui


2. PLANETA EXO


Planeta Exo é uma empresa que conecta turistas com guias de passeio locais que promovem o ecoturismo em diversos destinos do Brasil. Um pouco voltado para turistas do exterior (algumas informações no site estão em dólar americano, euro enquanto outras se apresentam em real), vale a pena conferir as opções de destinos e entrar em contato com eles para avaliar os orçamentos. Normalmente os pacotes incluem acomodação, transporte, refeições e um guia, podendo também já incluir as taxas do passeio, seguro, bebidas e o equipamento necessário para a aventura da vez!

Fotos retiradas do site oficial do Planeta Exo. Confira mais clicando aqui


3. ALTA VISTA, CHAPADA DA DIAMANTINA.


Um dos destinos ao ar livre mais encantadores do Brasil, a Chapada da Diamantina se situa na região central do Estado da Bahia e é protegido pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, abrangendo as cidades de Lençóis, Andaraí, Mucugê, Palmeiras e Ibicoara, além de ser nascente de quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Limitada por penhascos em uma área de 1.520 km², pode ser visitada de diversas maneiras e a Alta Vida Ecoturismo oferece passeios de 1 a 8 dias pelo local.


Fotos retiradas do site e instagram oficial do Alta Vista Ecotursimo. Confira mais clicando aqui




4. KORUBO, SAFARI CAMP EM JALAPÃO


Pioneira no Ecoturismo da região, a empresa Korubo oferece uma experiência completa em Jalapão, bioma típico do Cerrado brasileiro. "O luxo naquelas bandas é estar longe da civilização, é apreciar o silêncio, contemplar a natureza, sentir-se parte da paisagem". Assim, é possível aproveitar um destino inusitado e diferente das paisagens que estamos acostumados. Os pacotes de 1 semana são all inclusive, com transporte, hospedagem, alimentação e atividades todas contempladas.

Fotos retiradas do site e Instagram oficial da Korubo. Confira mais clicando aqui


5. ILHABELA!


Por último, mas com certeza não menos importante, nossa querida Ilhabela, berço do nome da Allcatrazes. O site oficial da ilha oferece informações sobre as práticas de ecoturismo na região e biodiversidade local, além de curiosidades dos principais pontos turísticos da capital da Vela no Brasil! Acesse o site aqui e confira mais informações.

Fotos retiradas do site e Instagram oficial da Prefeitura de Ilhabela. Confira mais clicando aqui


Já conhecia algum desses destinos? Além do nosso blog, nos acompanhe também no Instagram para mais dicas relacionadas a vida outdoor.


Confira nossa seleção de produtos para a sua próxima viagem:











0 visualização0 comentário