Allcatrazes Convida - Conheça o Parque Nacional de Santa Teresa

Atualizado: 15 de jul.

Acampamento no Uruguai!


Para nós aqui do Sul, acessar o país vizinho fica ainda mais fácil, mas a verdade é que esse passeio vale a pena mesmo se a viagem for maior. O Uruguai é um país pequeno, mas riquíssimo em belezas naturais, praias, trilhas e locais históricos para se explorar. Confira neste post um local que parece ser inusitado, mas que já foi frequentado algumas vezes pela Martina e pelo Taylã, sócios fundadores da Allcatrazes. Bora ver o que eles tem pra compartilhar?

Martina e Taylã em 2018, com os modelos antigos da Mochila Allcatrazes

O Parque Nacional de Santa Teresa fica a 33 km da cidade de Chuí, Departamento de Rocha, no Uruguai (Dica 1: o Chuí é ponto obrigatório de parada para se abastecer com o luxo do acampamento nos free shops). O Parque foi criado para proteger a Fortaleza de Santa Teresa, considerada a mais expressiva do país. Ela integrava a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madri, 1750) e tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura, vizinho ao monte de Castillos Grande, cerca de vinte quilômetros ao sul da Lagoa Mirim. O local possui trilhas, área para camping, cabanas, zoológico, estufa de plantas e até praias!


Zoológico que fica dentro do Parque Nacional de Santa Teresa

*Um fato interessante e até uma curiosidade sobre o local, é que alguns animais habitam livremente por todo parque, incluindo CERVOS!


Limpo, seguro e com uma estrutura impecável, o lugar é mantido pelo exército uruguaio e possui 5 praias dentro de sua extensão. São elas: Praia Grande, que termina quando inicia a Punta del Diablo; a Playa del Barco, que é a menos frequentada; Cerro Chato, boa para curtir com suas melhores companhias; Praia Achiras, muito acessível e com bons pesqueiros; e Praia La Moza, com uma das melhores ondas para praticar surf. Uma viagem com grande conexão com a natureza, é super interessante para se desligar um pouco da rotina. Curtiu?


Antes de mais nada, anote os documentos necessários para pegar a estrada:

- Identidade ou passaporte

- Carteira de motorista (Complemento para quem está dirigindo)

- Carta Verde (Para o carro)

*Apenas a Carteira de motorista para entrada no país NÃO é válida!


"Gostamos tanto que fomos mais de uma vez para lá, tanto no ano novo quanto no carnaval, sempre em grupos de pelo menos 4 pessoas, ou seja, temos bastante conhecimento na bagagem para compartilhar! O que mais indicamos é a ida no ano novo, porque a partir do meio de Janeiro começa a encher bastante o acampamento, principalmente no carnaval. De todos os lugares que paramos, a melhor localização para acampar foi o Cerro Chato, ele é perto de mercado, banheiro, praia, e é mais calmo... só qualidades. Se possível, fique por lá nesta época!"


Dica 2: Vá no verão e leve casaco, no acampamento a noite sempre é diferente! O aconselhável são 8 dias, perfeito para cada dia melhorar o acampamento e aproveitar ao máximo o que esse lugar tem para oferecer.

Martina em uma noite mais fresquinha, na frente da entrada da Fortaleza de Santa Teresa

Dica 3: Alimentação. Recomendamos fazer um rancho antes de ir viajar, deixe para comprar lá apenas alimentos perecíveis. Como já tinha comentado no início, compre o "luxo do acampamento" no freeshop como salgadinhos, azeitonas, chocolates e bebidas, realmente vale a pena.


Sobre valores, o mínimo para a estadia nos campings ficava (antes da pandemia) na média de 12 reais por diária. Porém, se você quer ficar em locais com um pouco mais de conforto, que possuem energia elétrica e cabanas, o valor aumenta. Importante checar esses valores e se informar de como está funcionando no momento de pandemia tanto o espaço quanto a fronteira!


Estrutura do acampamento montada pela galera em uma das idas ao Parque - Cerro Chato

Por fim, nossa dica 4: Alguns objetos imprescindíveis para acampar bem por lá!

- Para uso individual: Cadeira de praia, kit cozinha, lanterna e uma mochila grande

- Para uso comunitário: Lona, machado, cabos, cooler, e equipamentos do tipo, que são necessários para um acampamento.

- Legal é se juntar com o grupo e fazer uma listinha BEM completa do que cada um pode levar, sempre ajuda!



Confira nossos equipamentos que são ideais para esse tipo de aventura:











17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo