Allcatrazes Convida - Conheça a Trilha do Morro da Urca

Artigo publicado em: Sep 28, 2021 Tag do artigo: Allcatrazes Convida
Allcatrazes Convida - Conheça a Trilha do Morro da Urca
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Catarina Weck Glashester

 

É sempre bom buscar novas experiências em lugares que ainda não conhecemos, mas como já vimos em outro post no blog (clique aqui para ler sobre como estar bem preparado para trilhas), é melhor já sabermos o que esperar do percurso de uma trilha.

 
 

Reunimos aqui um depoimento sobre uma trilha ótima para iniciantes, em um dos locais mais famosos do país: é a trilha do Morro da Urca, no Rio de Janeiro. Com duração média de 30 a 40 minutos, ao final do percurso você chegará na primeira estação do bondinho do Pão de Açúcar. O acesso é feito pela Praia Vermelha (Urca), é só seguir até o final da praia que a esquerda você encontrará a pista Cláudio Coutinho, onde se inicia a caminhada, que dura por volta de 5 minutos, mas ainda não faz parte da subida. Esse caminho contorna uma parte do morro até a chegada de uma escada e é aí que começa a trilha em si. Os locais de início de cada trajeto são bem sinalizados por placas, então pode ir na fé, porque não tem como errar!

 

O trecho é um dos mais frequentados de todo o Estado do Rio de Janeiro por quem gosta desse tipo de passeio. Ela possui aproximadamente 1,1 km de extensão, e liga a Pista Cláudio Coutinho até o topo do morro, permitindo acesso gratuito à primeira estação do bondinho do Pão de Açúcar, um dos mais famosos cartões postais da cidade carioca. Ao subir a trilha é possível comprar ingressos para o bondinho que leva até asegunda estação, no Morro do Pão de Açúcar.

 

É uma trilha fácil, possui alguns trechos mais íngremes, mas até crianças conseguemacompanhar. Os portões de acesso à pista e à trilha estão abertos diariamente, das 8h às18h, ou 19h em tempos de horário de verão.

 
 

Trouxemos o depoimento da Aline, que integra nossa equipe de Marketing eComunicação, para contar um pouco de como é esse trajeto e o que você deve esperar datrilha:

 

"Chegamos na Praia Vermelha perto do meio-dia e caminhamos pelo acesso da Pista Cláudio Coutinho. A entrada da trilha é bem sinalizada e essa pequena caminhada de 5 minutos já traz visuais lindos. Depois de começar a trilha e passar 15 minutos subindo as escadas naturais, já começamos a imaginar que a subida inteira seria assim. Em seguida, a trilha passou a ser um pouco mais plana… o aguardado fim dos degraus! Mas, quando achávamos que tinha acabado, em mais alguns metros nos deparamos com a última subida mais intensa antes do final!

A trilha é tranquila e os micos divertem e distraem durante a caminhada, e a vista de cima vale a pena. Aproveito para deixar uma recomendação: a descida é rápida (para quem não tem problema no joelho hahaha), uma opção boa se quiser economizar na descida no bondinho (que não é barata). Chegando de volta, um mergulho na Praia Vermelha fecha a experiência com chave-de-ouro!"

 
 

Dicas de itens para levar na mochila Allcatrazes durante essa trilha:

  • Garrafa de água | A subida pode ser cansativa, ainda mais com o calor! Hidrate-se durante o percurso e aproveite para reabastecer as garrafas lá em cima.

  • Repelente | Como qualquer trilha, há bastante mosquitos. Passe antes de sair de casa e leve junto com você para repassar.

  • Câmera ou celular | Não vai querer chegar lá em cima e não poder tirar nenhuma foto, né?

Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados