Allcatrazes Convida - Conheça o Parque Nacional de Santa Teresa

Artigo publicado em: Oct 1, 2021
Allcatrazes Convida - Conheça o Parque Nacional de Santa Teresa
Voltar para o Blog Contagem de comentários do artigo: 0

Por Catarina Weck Glashester

 

Acampamento no Uruguai!

 

Para nós aqui do Sul, acessar o país vizinho fica ainda mais fácil, mas a verdade é que esse passeio vale a pena mesmo se a viagem for maior. O Uruguai é um país pequeno, mas riquíssimo em belezas naturais, praias, trilhas e locais históricos para se explorar. Confira neste post um local que parece ser inusitado, mas que já foi frequentado algumas vezes pela Martina e pelo Taylã, sócios fundadores da Allcatrazes. Bora ver o que eles tem pra compartilhar?

Martina e Taylã em 2018, com os modelos antigos da Mochila Allcatrazes

O Parque Nacional de Santa Teresa fica a 33 km da cidade de Chuí, Departamento de Rocha, no Uruguai (Dica 1: o Chuí é ponto obrigatório de parada para se abastecer com o luxo do acampamento nos free shops). O Parque foi criado para proteger a Fortaleza de Santa Teresa, considerada a mais expressiva do país. Ela integrava a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madri, 1750) e tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura, vizinho ao monte de Castillos Grande, cerca de vintequilômetros ao sul da Lagoa Mirim. O local possui trilhas, área para camping, cabanas, zoológico, estufa de plantas e até praias!

 
Zoológico que fica dentro do Parque Nacional de Santa Teresa

*Um fato interessante e até uma curiosidade sobre o local, é que alguns animaishabitam livremente por todo parque, incluindo CERVOS!

 

Limpo, seguro e com uma estrutura impecável, o lugar é mantido pelo exército uruguaio e possui 5 praias dentro de sua extensão. São elas: Praia Grande, que termina quando inicia a Punta del Diablo; a Playa del Barco, que é a menos frequentada; Cerro Chato, boa para curtir com suas melhores companhias; Praia Achiras, muito acessível e com bons pesqueiros; e Praia La Moza, com uma das melhores ondas para praticar surf. Uma viagem com grande conexão com a natureza, é super interessante para se desligar um pouco da rotina. Curtiu?

 

Antes de mais nada, anote os documentos necessários para pegar a estrada:

- Identidade ou passaporte

- Carteira de motorista (Complemento para quem está dirigindo)

- Carta Verde (Para o carro)

*Apenas a Carteira de motorista para entrada no país NÃO é válida!

 

"Gostamos tanto que fomos mais de uma vez para lá, tanto no ano novo quanto no carnaval, sempre em grupos de pelo menos 4 pessoas, ou seja, temos bastante conhecimento na bagagem para compartilhar! O que mais indicamos é a ida no ano novo, porque a partir do meio de Janeiro começa a encher bastante o acampamento, principalmente no carnaval. De todos os lugares que paramos, a melhor localização para acampar foi o Cerro Chato, ele é perto de mercado, banheiro, praia, e é mais calmo... só qualidades. Se possível, fique por lá nesta época!"

 

Dica 2: Vá no verão e leve casaco, no acampamento a noite sempre é diferente! O aconselhável são 8 dias, perfeito para cada dia melhorar o acampamento e aproveitar aomáximo o que esse lugar tem para oferecer.

Martina em uma noite mais fresquinha, na frente da entrada da Fortaleza de Santa Teresa

Dica 3: Alimentação. Recomendamos fazer um rancho antes de ir viajar, deixe paracomprar lá apenas alimentos perecíveis. Como já tinha comentado no início, compre o "luxodo acampamento" no freeshop como salgadinhos, azeitonas, chocolates e bebidas,realmente vale a pena.

 

Sobre valores, o mínimo para a estadia nos campings ficava (antes da pandemia) na média de 12 reais por diária. Porém, se você quer ficar em locais com umpouco mais de conforto, que possuem energia elétrica e cabanas, o valor aumenta. Importante checar esses valores e se informar de como está funcionando no momento de pandemia tanto o espaço quanto a fronteira!

 
Estrutura do acampamento montada pela galera em uma das idas ao Parque - Cerro Chato

Por fim, nossa dica 4: Alguns objetos imprescindíveis para acampar bem por lá!

- Para uso individual: Cadeira de praia, kit cozinha, lanterna e uma mochila grande

- Para uso comunitário: Lona, machado, cabos, cooler, e equipamentos do tipo, que são necessários para um acampamento.

- Legal é se juntar com o grupo e fazer uma listinha BEM completa do que cada um pode levar, sempre ajuda!

 
Compartilhe:

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados