Primeiros passos para grandes mudanças - Projeto Boreste

Acreditamos que seja de nossa responsabilidade, tanto enquanto empresa quanto como amantes de um estilo de vida ao ar livre, promover ações que conscientizem nossa comunidade e que ajudem na busca por um planeta mais limpo. Depois de um ano trabalhando no Projeto Bombordo, com relevância social, estamos orgulhosos de tirar do papel o Projeto Boreste que visa justamente essa conscientização ambiental.


Como primeira ação, nos unimos à galera da Ecosurf, a OptiBRA e também ao Clube dos Jangadeiros para promovermos uma palestra e uma ação de limpeza das áreas do clube durante o 43º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. Depois de uma exposição de animais marinhos e costeiros, rolou a palestra do Projeto Oceano na Escola: Educação para cidadania Oceânica, onde os velejadores e outros ouvintes aprenderam sobre a importância do Oceano, qual o impacto que nossas atitudes causam no planeta e como isso afeta nossa própria vida, além de entendermos melhor sobre plásticos e o descarte adequado de resíduos.


Durante a ação de limpeza foi coletado muito mais material do que poderíamos imaginar. Dentro de um espaço fechado, privado e em teoria limpo, mas banhado pelas águas do Guaíba, foram encontrados muitos resíduos descartados de maneira incorreta. Em apenas 30 minutos de ação, foi recolhido 1 kg de isopor, um material feito a partir de pequenas quantidades de polímero, que são misturadas com produtos químicos para que se expandam em 50 vezes do seu tamanho original, gerando um produto barato, leve e com 95% da sua composição sendo ar. Dessa maneira, o material ocupa um espaço grande, mas na verdade possui pouca matéria prima que possa ser reciclada, não sendo uma boa opção para catadores e cooperativas, inviabilizando sua reciclagem em massa.


Confira na imagem abaixo os resultados da coleta:


Tivemos crianças empolgadas com a realização da ação, interagindo na palestra e participando na hora da limpeza. Cláudio, Diretor de Relações do Ecosurf e Diretor do Projeto Oceano na Escola, nos comentou que sentiu as pessoas interessadas em toda a movimentação do Projeto e que, por sua experiência, viu que foram tocadas por isso e que levarão esses hábitos para suas vidas.



Alguns registros da primeira ação do Projeto Boreste.


O mais incrível de toda essa ação foi o quanto nós, da equipe Allcatrazes, também aprendemos. Buscamos, cada vez mais, sermos uma marca que traz a mudança nas pequenas atitudes, e assim como você, estamos aprendendo a sermos um pouco melhores a cada dia, planejando os próximos passos da empresa em direção a processos e matérias primas mais sustentáveis. Como qualquer pessoa, estamos aprendendo aos poucos e convidamos você a participar dessa jornada com a gente, sendo esse o objetivo do Projeto Boreste: caminharmos juntos para trabalharmos melhor dentro da comunidade e pensando no nosso planeta.


Nunca foi sobre ser a melhor empresa do mundo, mas sim, uma das melhores empresas para o mundo.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo