Quer saber como estar bem preparado para fazer trilhas? Temos algumas dicas que podem te ajudar!

Atualizado: 9 de nov. de 2021

Quem busca a prática de esportes outdoor gosta mesmo é de explorar a natureza de diferentes maneiras, de estar em contato com o ambiente ao seu redor e aproveitar cada minuto dessas experiências. Seja qual for a sua maneira preferida de se conectar com a natureza, todo bom aventureiro já fez, ou fará, uma trilha em algum momento.


Seja ela entre praias, em busca de uma cachoeira, em um camping ou ao longo de um cânion, fazer uma trilha é sempre uma experiência única e uma forma incrível de conhecer um novo lugar. Para tanto é importante estar bem preparado, podendo aproveitar esse momento sem se incomodar, e por isso trazemos nesse post dicas em cinco aspectos que fazem parte de uma trilha, são eles: o percurso, preparo físico, o que levar, a vestimenta e uma boa mochila esportiva.


Antes de mais nada, é importante que você conheça a trilha que vai fazer. Pode parecer algo básico, mas esse é na verdade um dos erros mais comuns dos viajantes. É essencial compreender o grau de dificuldade do percurso para saber se esse está de acordo com a sua experiência em trilhas! Quem nunca já se viu em uma situação de ter ido mal preparado para uma trilha, errando o tipo de calçado a ser usado ou levando pouca água pela extensão a percorrer? É melhor já começar evitando esses problemas, não acha?


A segunda dica é sobre o preparo físico. Fazer uma trilha é uma ótima maneira de se exercitar ao ar livre, ainda mais quando acompanhado de bons amigos, mas é importante estar minimamente preparado para não correr o risco de ter um problema mais grave durante a atividade, ainda mais em trilhas sem guia e com um grupo pequeno. O core (conjunto de 29 pares de músculos que englobam e sustentam o tronco, estabilizando a coluna) é a parte do corpo mais exigida nessa atividade, e a melhor parte é que esse conjunto de músculos pode ser fortalecido com exercícios simples como a prancha e o agachamento, realizados facilmente em casa! Então, se você estiver se programando para uma viagem em que fará trilhas, é interessante treinar estes e outros exercícios complementares alguns meses antes.


Mas e os equipamentos? O que é preciso levar? Isso dependerá do tipo de trilha que será feita, mas o kit básico para qualquer percurso é: repelente, protetor solar, Kit de Primeiros Socorros, água, lanterna e, se necessário, uma barraca. Avalie se é necessário levar o seu celular! Hoje existem câmeras adequadas para aventureiros, que podem molhar e são mais resistentes à queda do que os aparelhos telefônicos, mas se for realizar uma trilha acompanhado apenas de poucas pessoas e nenhum guia local, o dispositivo pode ser útil para chamar ajuda, se necessário, mas não se esqueça que algumas trilhas podem não ter sinal de celular.


Sobre a vestimenta, é importante usar calçados fechados e roupas leves. Se estiver indo para uma praia, está liberado levar um chinelo na mochila, mas evite usá-lo durante o percurso. Se for realizar a viagem no período de inverno, pense em um casaco adequado para estação, uma capa de chuva também é um equipamento interessante de ser incluído na bagagem, mas caso contrário, utilize roupas leves que permitam a transpiração e não atrapalhem os seus movimentos.


Por último, mas com certeza não menos importante, pense em uma boa mochila esportiva. Os produtos específicos para aventureiros existem por bons motivos: conforto e segurança. Um equipamento de peso e tamanho adequados, que possua tiras peitorais e alças ajustáveis, bem como bolsos funcionais e tecidos de qualidade para que você não fique na mão, é essencial para evitar dores de cabeça durante uma experiência que busca aliviar o estresse da rotina e não acumular frustrações.




Conheça a Mochila Allcatrazes, projetada para permitir que você se preocupe apenas com a vista no final do caminho:





25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo