Seletiva 2022 e 44º Sul Brasileiro da Classe Optimist
Atualizado: 14 de mar. de 2022
No início do mês de março, dois campeonatos importantes para o Optimist acontecem simultaneamente nas águas de Jurerê. O Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha sediará, juntamente com a OptiBRA, a Seletiva Brasileira de Optimist 2022 e o 44º Campeonato Sul Brasileiro de Optimist.
Dois meses após o Brasileiro da classe, entre os dias 07 e 13 de março, mais de 130 velejadores estarão em água disputando vagas para os principais campeonatos internacionais da classe, que esse ano consistem em: cinco vagas para o Mundial, na Turquia; quatro vagas para o Europeu, em Sonderborg na Dinamarca; quinze vagas para o Norte-Americano, nas Bahamas; e trinta vagas para o Sul-Americano, no Rio de Janeiro. Além, é claro, do título de campeão e campeã Sul-Brasileiro 2022.
A programação deverá ocorrer como segue: nos dias 07 e 08 de março, serão realizadas as inscrições e inspeções, enquanto dos dias 09 a 13, regatas estão marcadas para as classes Estreantes e Veteranos, esse último divido em Flotilhas Amarelo/Ouro e Azul/Prata. Para os Veteranos, três regatas são necessárias para constituir a série do Campeonaro Sul-Brasileiro. Quanto aos descartes, a partir da 6ª regata a competição terá 1 descarte. Os Estreantes precisam realizar duas regatas para validar o campeonato e a partir da 4ª regata entra 1 descarte. No domingo, após as regatas, ocorrerá a cerimônia de premiação e encerramento. Serão premiados:
1º ao 10º colocado Geral dos Veteranos
1º ao 5º Geral dos Estreantes
1º ao 3º Mirim (Masculino e Feminino, Veterano e Estreante)
1º ao 3º Infantil (Masculino e Feminino, Veterano e Estreante)
1º ao 3º Juvenil (Masculino e Feminino, Veterano e Estreante)
A previsão do tempo para o campeonato está instável. Nos primeiros dias é provável que teremos um vento da direção Norte/Nordeste fraco, há a previsão de entrada de uma frente de Sul a partir de sexta-feira, aumentando a intensidade do vento até o domingo, quando ele pode voltar a baixar.
Links:
AR da competição: https://optibra.files.wordpress.com/2022/03/ar-sb-e-seletiva-2022.pdf
Quadro de Avisos: https://icsc.regatas.ar/seletivasc/index.php/pt/onb-documents
Acompanhe nossas redes sociais e blog para conferir atualizações diárias e acessar as súmulas do campeonato.
Atualização 1 | 09.03
As condições climáticas não estavam favoráveis e não foi possível iniciar o campeonato na data planejada. As primeiras regatas foram adiadas para quinta-feira, 10.03.
Atualização 2 | 10.03
Na quinta-feira, os ventos estavam clássicos nas águas de Jurerê, compensando bem a falta de vento do dia anterior. Com o céu ensolarado e vento nordeste, na casa dos 12 a 15 nós, o destaque vai para o atleta da casa, Davi Neves, que ganhou as três regatas do dia. Em segundo lugar, a carioca Joana Kubelka Freitas, vice-campeã brasileira da classe, estreia muito bem nessa Seletiva. Seguindo o top 5 da competição, temos mais dois cariocas, Zion Brandão em terceiro e Enzo Ricardi em quarto, contando com Henrique Tannous, do ICSC, em quinto.
Na categoria feminina, Joana lidera o top 3 seguida por Sophia Osthoff, também do ICRJ, que está em 9º no geral. Em terceiro, temos a velejadora juvenil do ICB, Vitoria Viegas, em 14º geral. Após as fotos, confira a súmula do campeonato até agora.
Clique aqui para acessar o álbum com todas as fotos
Atualização 3 | 11.03
Com um início demorado, o segundo dia de regatas da Seletiva de Optimist teve sua raia preenchida por um vento Sul, do meio da tarde em diante, possibilitando a realização das 3 regatas programadas. Davi Neves segue na liderança após decorrido metade do campeonato.
Já contando com o descarte, Davi soma 7 pontos perdidos e está com três pontos de vantagem para Zion Brandão do ICRJ. Os três atletas que os seguem também são cariocas e são eles: Joana Kubelka, em 3º, Arthur Back, em 4º e Enzo Ricardi, em 5º. O pódio feminino começa com Joana na 3ª colocação geral e conta na sequência com Melissa Paradeda, atleta da casa, em 8º, e Sophia Osthoff, do ICRJ, em 12º geral.
Quanto aos estreantes, o Rio Grande do Sul lidera o top 5 da competição, com 3 atletas do Veleiros do Sul nas primeiras colocações, Teodoro Gaudagnin, Pedro Oliveira e Pedro Koch, e duas meninas do Clube dos Jangadeiros em sequência: Fernanda Schramm e Sophia Cerqueira.
Atualização 4 | 12.03
Mesmo com o tempo chuvoso, a comissão de regatas conseguiu realizar duas regatas para todas as categorias do campeonato, hoje as flotilhas foram divididas em Ouro e Prata para os Veteranos. Davi Neves conseguiu manter, não só sua liderança, como a mesma vantagem de 3 pontos sobre o segundo colocado, Zion Brandão. Joana Kubelka segue na terceira posição da competição, seguida por outros 2 cariocas, Arthur Back e Felipe Vicente.
O pódio feminino segue entre Joana, Melissa Paradeda, que subiu para a 6ª colocação geral e Sophia Osthoff em 16º geral.
Na categoria Estreantes, o RS continua dominando o pódio. O gaúcho Teodoro Guadagnin (VDS) segue na liderança com 18 pontos perdidos. Na segunda posição está Uma Creixell, do CDJ, e Sofia Cerqueira, também do CDJ, está em terceiro. Em quarto e quinto lugar, respectivamente, temos o Pedro Oliveira e Pedro Koch, ambos do VDS.
Súmula Provisória Veteranos Ouro
Súmula Provisória Veteranos Prata
Atualização 5 | 13.03
Como sempre, Jurerê entregou uma semana de condições muito variadas para os atletas da classe Optimist e com 10 regatas disputadas, já está definida a Equipe Brasileira de Optimist 2022. Confira a lista completa de velejadores que irão disputar o Campeonato Mundial, Europeu, Norte e Sul Americano ao final desse texto.
Neste domingo se concretizou o que já vinha ocorrendo a semana inteira, Davi Neves é o grande campeão Sul-Brasileiro e da Seletiva de Optimist 2022. Joana Kubelka Freitas, que há pouco consagrou-se Vice-Campeã Brasileira no geral, hoje é também campeã Sul-Brasileira e da Seletiva.
Falando em Brasileiro, é a junção desses dois grandes campeonatos que garante as vagas para os campeonatos internacionais de Op e o grande campeão ao juntarmos as súmulas é Arthur Back. Após 22 regatas, o velejador somou 68 pontos com 3 descartes, quase 10 pontos a frente do 2º colocado.
Para os Estreantes, foram 6 regatas realizadas e um campeonato muito disputado. Ao final, Teodoro Guadagnin (VDS) garantiu o 1º lugar da competição, Uma Creixel (CDJ) terminou em 2º e Sophia Cerqueira (CDJ) em 3º. Em 4º e 5º, respectivamente, ficaram Pedro Carvalho de Oliveira e Pedro Koch, ambos do VDS. Assim, o Rio Grande do Sul dominou o top 5 da competição e colocou 8 atletas no top 10 dos Estreantes.
Classificados Equipe Brasileira de Optimist 2022:
vagas para o Mundial, na Turquia; quatro vagas para o Europeu, em Sonderborg na Dinamarca; quinze vagas para o Norte-Americano, nas Bahamas; e trinta vagas para o Sul-Americano, no Rio de Janeiro. Além, é claro, do título de campeão e campeã Sul-Brasileiro 2022.
Mundial - Bodrum, Turquia
Arthur Back
Davi Neves
Joana Cocchi Kubelka
Zion Brandão
Melissa Paradeda
Europeu - Sonderborg, Dinamarca
Enzo Ricardi
Felipe Vicente
Valentina Guimarães Roma
Sophia Osthoff
Norte Americano - Nassau, Bahamas
Eduardo Essinger
Felipe Kath Strassburger
Henrique Tannous
Stefano Siebert Francavilla
Augusto Torre Mateus
Daniel Holck
Théo Sartor
Lucas Araujo Sant’Anna
Renato Gomez Lunetta
João Marcelo Barbosa
Maria Brum