Seletiva 2022 e 44º Sul Brasileiro da Classe Optimist
Atualizado: 14 de mar. de 2022
No início do mês de março, dois campeonatos importantes para o Optimist acontecem simultaneamente nas águas de Jurerê. O Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha sediará, juntamente com a OptiBRA, a Seletiva Brasileira de Optimist 2022 e o 44º Campeonato Sul Brasileiro de Optimist.
Dois meses após o Brasileiro da classe, entre os dias 07 e 13 de março, mais de 130 velejadores estarão em água disputando vagas para os principais campeonatos internacionais da classe, que esse ano consistem em: cinco vagas para o Mundial, na Turquia; quatro vagas para o Europeu, em Sonderborg na Dinamarca; quinze vagas para o Norte-Americano, nas Bahamas; e trinta vagas para o Sul-Americano, no Rio de Janeiro. Além, é claro, do título de campeão e campeã Sul-Brasileiro 2022.
A programação deverá ocorrer como segue: nos dias 07 e 08 de março, serão realizadas as inscrições e inspeções, enquanto dos dias 09 a 13, regatas estão marcadas para as classes Estreantes e Veteranos, esse último divido em Flotilhas Amarelo/Ouro e Azul/Prata. Para os Veteranos, três regatas são necessárias para constituir a série do Campeonaro Sul-Brasileiro. Quanto aos descartes, a partir da 6ª regata a competição terá 1 descarte. Os Estreantes precisam realizar duas regatas para validar o campeonato e a partir da 4ª regata entra 1 descarte. No domingo, após as regatas, ocorrerá a cerimônia de premiação e encerramento. Serão premiados:
1º ao 10º colocado Geral dos Veteranos
1º ao 5º Geral dos Estreantes
1º ao 3º Mirim (Masculino e Feminino, Veterano e Estreante)
1º ao 3º Infantil (Masculino e Feminino, Veterano e Estreante)
1º ao 3º Juvenil (Masculino e Feminino, Veterano e Estreante)
A previsão do tempo para o campeonato está instável. Nos primeiros dias é provável que teremos um vento da direção Norte/Nordeste fraco, há a previsão de entrada de uma frente de Sul a partir de sexta-feira, aumentando a intensidade do vento até o domingo, quando ele pode voltar a baixar.
Links:
AR da competição: https://optibra.files.wordpress.com/2022/03/ar-sb-e-seletiva-2022.pdf
Quadro de Avisos: https://icsc.regatas.ar/seletivasc/index.php/pt/onb-documents
Acompanhe nossas redes sociais e blog para conferir atualizações diárias e acessar as súmulas do campeonato.
Atualização 1 | 09.03
As condições climáticas não estavam favoráveis e não foi possível iniciar o campeonato na data planejada. As primeiras regatas foram adiadas para quinta-feira, 10.03.
Atualização 2 | 10.03
Na quinta-feira, os ventos estavam clássicos nas águas de Jurerê, compensando bem a falta de vento do dia anterior. Com o céu ensolarado e vento nordeste, na casa dos 12 a 15 nós, o destaque vai para o atleta da casa, Davi Neves, que ganhou as três regatas do dia. Em segundo lugar, a carioca Joana Kubelka Freitas, vice-campeã brasileira da classe, estreia muito bem nessa Seletiva. Seguindo o top 5 da competição, temos mais dois cariocas, Zion Brandão em terceiro e Enzo Ricardi em quarto, contando com Henrique Tannous, do ICSC, em quinto.
Na categoria feminina, Joana lidera o top 3 seguida por Sophia Osthoff, também do ICRJ, que está em 9º no geral. Em terceiro, temos a velejadora juvenil do ICB, Vitoria Viegas, em 14º geral. Após as fotos, confira a súmula do campeonato até agora.
Clique aqui para acessar o álbum com todas as fotos
Atualização 3 | 11.03
Com um início demorado, o segundo dia de regatas da Seletiva de Optimist teve sua raia preenchida por um vento Sul, do meio da tarde em diante, possibilitando a realização das 3 regatas programadas. Davi Neves segue na liderança após decorrido metade do campeonato.
Já contando com o descarte, Davi soma 7 pontos perdidos e está com três pontos de vantagem para Zion Brandão do ICRJ. Os três atletas que os seguem também são cariocas e são eles: Joana Kubelka, em 3º, Arthur Back, em 4º e Enzo Ricardi, em 5º. O pódio feminino começa com Joana na 3ª colocação geral e conta na sequência com Melissa Paradeda, atleta da casa, em 8º, e Sophia Osthoff, do ICRJ, em 12º geral.
Quanto aos estreantes, o Rio Grande do Sul lidera o top 5 da competição, com 3 atletas do Veleiros do Sul nas primeiras colocações, Teodoro Gaudagnin, Pedro Oliveira e Pedro Koch, e duas meninas do Clube dos Jangadeiros em sequência: Fernanda Schramm e Sophia Cerqueira.
Atualização 4 | 12.03
Mesmo com o tempo chuvoso, a comissão de regatas conseguiu realizar duas regatas para todas as categorias do campeonato, hoje as flotilhas foram divididas em Ouro e Prata para os Veteranos. Davi Neves conseguiu manter, não só sua liderança, como a mesma vantagem de 3 pontos sobre o segundo colocado, Zion Brandão. Joana Kubelka segue na terceira posição da competição, seguida por outros 2 cariocas, Arthur Back e Felipe Vicente.
O pódio feminino segue entre Joana, Melissa Paradeda, que subiu para a 6ª colocação geral e Sophia Osthoff em 16º geral.
Na categoria Estreantes, o RS continua dominando o pódio. O gaúcho Teodoro Guadagnin (VDS) segue na liderança com 18 pontos perdidos. Na segunda posição está Uma Creixell, do CDJ, e Sofia Cerqueira, também do CDJ, está em terceiro. Em quarto e quinto lugar, respectivamente, temos o Pedro Oliveira e Pedro Koch, ambos do VDS.
Súmula Provisória Veteranos Ouro
Súmula Provisória Veteranos Prata
Atualização 5 | 13.03
Como sempre, Jurerê entregou uma semana de condições muito variadas para os atletas da classe Optimist e com 10 regatas disputadas, já está definida a Equipe Brasileira de Optimist 2022. Confira a lista completa de velejadores que irão disputar o Campeonato Mundial, Europeu, Norte e Sul Americano ao final desse texto.
Neste domingo se concretizou o que já vinha ocorrendo a semana inteira, Davi Neves é o grande campeão Sul-Brasileiro e da Seletiva de Optimist 2022. Joana Kubelka Freitas, que há pouco consagrou-se Vice-Campeã Brasileira no geral, hoje é também campeã Sul-Brasileira e da Seletiva.
Falando em Brasileiro, é a junção desses dois grandes campeonatos que garante as vagas para os campeonatos internacionais de Op e o grande campeão ao juntarmos as súmulas é Arthur Back. Após 22 regatas, o velejador somou 68 pontos com 3 descartes, quase 10 pontos a frente do 2º colocado.
Para os Estreantes, foram 6 regatas realizadas e um campeonato muito disputado. Ao final, Teodoro Guadagnin (VDS) garantiu o 1º lugar da competição, Uma Creixel (CDJ) terminou em 2º e Sophia Cerqueira (CDJ) em 3º. Em 4º e 5º, respectivamente, ficaram Pedro Carvalho de Oliveira e Pedro Koch, ambos do VDS. Assim, o Rio Grande do Sul dominou o top 5 da competição e colocou 8 atletas no top 10 dos Estreantes.
Classificados Equipe Brasileira de Optimist 2022:
vagas para o Mundial, na Turquia; quatro vagas para o Europeu, em Sonderborg na Dinamarca; quinze vagas para o Norte-Americano, nas Bahamas; e trinta vagas para o Sul-Americano, no Rio de Janeiro. Além, é claro, do título de campeão e campeã Sul-Brasileiro 2022.
Mundial - Bodrum, Turquia
Arthur Back
Davi Neves
Joana Cocchi Kubelka
Zion Brandão
Melissa Paradeda
Europeu - Sonderborg, Dinamarca
Enzo Ricardi
Felipe Vicente
Valentina Guimarães Roma
Sophia Osthoff
Norte Americano - Nassau, Bahamas
Eduardo Essinger
Felipe Kath Strassburger
Henrique Tannous
Stefano Siebert Francavilla
Augusto Torre Mateus
Daniel Holck
Théo Sartor
Lucas Araujo Sant’Anna
Renato Gomez Lunetta
João Marcelo Barbosa
Maria Brum
Julio Cesar Floriano
Laura Santos Neves
Lara Nakamura Candemil
Gabriela Paixão
Sul Americano – Rio de Janeiro, Brasil
Arthur Back
Davi Neves
Joana Cocchi Kubelka
Zion Brandão
Melissa Paradeda
Enzo Ricardi
Felipe Vicente
Eduardo Essinger
Felipe Kath Strassburger
Henrique Tannous
Stefano Siebert Francavilla
Augusto Torre Mateus
Daniel Holck
Théo Sartor
Valentina Guimarães Roma
Lucas Araujo Sant’Anna
Renato Gomez Lunetta
João Marcelo Barbosa
Sophia Osthoff
Maria Brum
Julio Cesar Floriano
Laura Santos Neves
Frederico Corseuil
Breno José Macieira
Lara Nakamura Candemil
Said Royo Visconti
Ricardo Essinger
Fernando Lourenço
Gabriela Paixão
Vitoria Viegas