Você já ouviu falar nas Duffel Bags?

Atualizado: 14 de set. de 2021


Praticidade é uma palavra que resume bem as Duffel Bags. Essas malas de origem militar tem sua resistência aproveitada por milhares de praticantes de esportes radicais no mundo inteiro. Mas o que são exatamente essas malas e como surgiram?


As Duffels são malas com compartimento interno único, podem ter bolsos nas laterais e no interior, mas não possuem divisórias. Sua outra principal característica é a resistência, são malas feitas com tecidos mais pesados e grossos e com uma modelagem robusta, que aguenta indelicadezas o que permite que ela seja transportada em caçambas, aviões, bikes, costas, animais de carga e tudo o que sua aventura demandar.


De acordo com o Oxford English Dictionary, a palavra "Duffel" remonta a 1677, usada para descrever "um tecido de lã grossa com uma espessa camada ou friso". Duffel é uma cidade na Bélgica, onde se produzia esse tecido, que rapidamente começou a ser exportado para Portugal e Espanha. Devido a sua característica de durabilidade, era usado para proteger velas de navio ao serem guardadas, e até partes específicas do próprio navio ou outros equipamentos, evitando o estrago e a corrosão do material náutico.



Acredita-se que os próprios marinheiros passaram a utilizar sobras do material para fazer sacolas rudimentares para seus pertences. No final do século XIX, o tecido Duffel já estava em circulação na Inglaterra e nos EUA. Assim foi se espalhando o uso do termo e do material em diferentes países. Nos anos 1890 a Marinha Real Britânica usava o tecido para produzir casacos para expedições, iniciando o uso de outro equipamento que mais tarde também se tornaria bem popular.


Com a crescente necessidade de locomoção do homem, pesados baús que funcionavam bem em navios e trens não teriam um bom funcionamento para viagens que exigiam diferentes meios de transporte e trechos de longas caminhadas, tipo de viagem comum para homens do exército militar. Por isso não é surpresa quando se afirma que o primeiro registro do uso dessa palavra para descrever uma mala foi feito durante a Primeira Guerra Mundial. O poeta E.E. Cummings servia como motorista de uma ambulância militar na França e foi em uma de suas cartas datada de 1917, em que mencionou pela primeira vez a Duffel Bag.


Era uma mala adequada para as condições de guerra, podia ser embalada na horizontal e enchida rapidamente devido a sua falta de divisórias. Na Segunda Guerra, foi muito usada pela Inglaterra e EUA e já era produzida em diferentes tamanhos e designs. Ao final da Guerra, a sobra desses equipamentos nas lojas, assim como muitos outros equipamentos militares (como as calças cargo que também tem fama até hoje, ou a própria estampa militar) acabavam indo para as mãos de outros grupos, nesse caso, a mala foi apropriada com sucesso pela cultura do surfe, principalmente na Califórnia e na Austrália, em 1950, e era perfeita para carregar roupas molhadas de praia em praia.


Como amantes da vida outdoor, apresentamos a vocês a nova Mala Delta 2.0, um lançamento da Allcatrazes para facilitar a sua mobilidade na próxima aventura! Seu tecido é resistente e robusto, seus bolsos internos e externos não atrapalham a sua funcionalidade e a sua tampa abre inteiramente, facilitando o guardar e tirar dos equipamentos. Confira mais informações sobre a nova mala na aba "loja"do nosso site!







18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo